segunda-feira, 17 de outubro de 2011

3x3: 3 para NÃO PERDER e 3 para CONQUISTAR

Na noite do último sábado, dia 15, tive o privilégio de assistir ao culto da igreja e gostaria de compartilhá-lo com você! O texto abaixo é digitado por mim, com base na palavra dada pelo sr Evandro, na Igreja Cristo é a Resposta, na cidade de Santos, SP.

A Palavra mostrará três faltas que devemos evitar para NÃO perdermos nossa benção e três coisas que devemos fazer para conseguí-la e mantê-la! De modo geral, a Palavra foi baseada no seguinte texto da Bíblia Sagrada: 2 REIS 5.1-17

Naamã é curado de lepra
Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era grande homem diante do seu senhor e de muito conceito, porque por ele o SENHOR dera vitória à Síria; era ele herói de guerra, porém leproso. Saíram tropas da Síria, e da terra de Israel levaram cativa uma menina, que ficou a serviço da mulher de Naamã. Disse ela a sua senhora: Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que esta em Samaria; Ele o restauraria da sua lepra. Então, foi Naamã e disse ao seu senhor: Assim e assim falou a jovem que é da terra de Israel. Respondeu o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. Ele partiu e levou consigo dez talentos de prata, seis mil ciclos de ouro e dez vestes festivais.
Levou também ao rei de Israel a carta, que dizia: Logo, em chegando a ti esta carta, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures de sua lepra. Tendo lido o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes e disse: Acaso sou Deus com o poder de tirar a vida ou dá-la, para que este envie a mim um homem para curar sua lepra? Notais, pois, e vede que procura um pretexto para romper comigo. Ouvindo, porém, Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel. Veio, pois, Naamã com seus cavalos e seus carros e parou na porta da casa de Eliseu. Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro dizendo: Vai, lava-te sete vezes no Jordão e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo. Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se-ia de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso. Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo? E voltou-se e se foi com indignação.Então, se chegaram a ele os seus oficiais e lhe disseram: Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso, não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava-te e ficarás limpo.


Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo. Voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; veio, pôs-se diante dele e disse: Eis que, agora, reconheço que em toda a terra não há Deus, senão em Israel; agora, pois, te peço aceites um presente do teu servo.Porém ele disse: Tão certo como vive o SENHOR, em cuja presença estou, não o aceitarei. Instou com ele para que o aceitasse, mas ele recusou.Disse Naamã: Se não queres, peço-te que ao teu servo seja dado levar uma carga de terra de dois mulos; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao SENHOR.

E da Palavra acima, o sr Evandro ressaltou três aspectos contribuintes para perdermos nossa benção. Aspectos os quais, se nos descuidarmos, tomaremo-os todos os dias. São eles:

1. Falta de Foco:


2 REIS 5.12
"[...] Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo? E voltou-se e se foi com indignação. [...]"

2 REIS 5.5-7
"[...] Respondeu o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. Ele partiu e levou consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez vestes festivais. Levou também ao rei de Israel a carta, que dizia: Logo, em chegando a ti esta carta, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra. endo lido o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes e disse: Acaso, sou Deus com poder de tirar a vida ou dá-la, para que este envie a mim um homem para eu curá-lo de sua lepra? Notai, pois, e vede que procura um pretexto para romper comigo.[...]"

Atente-se como o foco, de repente, se dissolveu em outras direções. Primeiro, o comandante Naamã foi buscar sua cura mas ao invés de aceitá-la questionou o por quê da solução... No segundo trecho, observamos que o rei da Síria já havia se perdido ao interpretar de maneira muito equivocada as palavras da serva da mulher de Naamã, e com sua carta quase causou guerra entre os povos, fazendo com que o rei de Israel se sentisse desrespeitado. Zombado.

2. Falsas Expectativas:

2 REIS 5.11
"[...] Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se-ia de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso. [...]"

SALMOS 37.5
"[...] Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. [...]"

Percebemos que Naamã já vinha com uma espécie de "roteiro" de como ocorreria sua cura. Ele já vinha com sua "ilusão" pronta a ser realizada. Todavia, nada foi como ele esperava. De fato, como o grande homem que era Naamã, esperava que o profeta, ao saber de quem se tratará, saísse e viesse ter com ele afim de curá-lo passando por sobre sua cabeça a mão e rogando ao SENHOR para que lhe purificasse a carne. Mas muito pelo contrário! Recebeu ele um "recado" de que tudo o que precisava fazer para ser limpo era mergulhar sete vezes no rio Jordão.

Entretanto, diante de tal simplicidade, indignou-se Naamã! Tudo o que precisava fazer era CONFIAR no SENHOR: [...] Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. [...]...

3. Orgulho:

2 REIS 5.12
"[...] Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo? E voltou-se e se foi com indignação. [...]"

PROVÉRBIOS 16.18
"[...] A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda. [...]"

A esta altura, Naamã, indignado, perguntava-se: "Poxa! Temos tantos rios melhores na Síria, os melhores! Como poderia me limpar no poluído Jordão!". Amigo, jamais se esqueça que o orgulho precede a ruína... Sete mergulhos separavam este homem da sua cura... Será que não pudera sujeitar-se a alguns momentos de humilhação (pois assim ele o via) para que depois goze de uma nova vida! Uma vida curada, limpa! Me responda: quantas portas seu orgulho já fechou?

Atente-se a estes três itens e tenha certeza de não os estar fazendo... Fique atento, seja no trabalho, no relacionamento, no dia-a-dia, de modo geral... Não perca sua benção.. Não precise perdê-la...

E agora, veja três coisas que podemos fazer pela nossa benção....

1. Conselhos:

PROVÉRBIOS 11.14
"[...] Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança. [...]"

PROVÉRBIOS 15.22
"[...] Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito. [...]"

Busque conselhos com homens de Deus... Às vezes, irmãos que passaram pelo que estamos passando nos ajudarão com o melhor caminho. Todavia, jamais se esqueça: Siga os conselhos do SENHOR. Leia e viva Tua Palavra e Ele lhe mostrará o caminho.

2. Obedecer:

2 REIS 5.14
"[...] Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo. [...]"

JOÃO 15.7
"[...] Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. [...]"

Ainda que contrariado, Naamã obedeceu. Obedeceu e descobriu que por mais ilógico que possa parecer, "Obedecer é melhor que a melhor ideia!". Imagine só como ele estava. Como se sentiu o fazer isso... Mergulhou a primeira vez, e nada aconteceu... Assim foi com a segunda, terceira, quarta, quinta...

Imagino aqui que ele já estava cansado e ainda perguntando-se: "Porque estou fazendo isso? Nada em mim muda!". Imagino também os que estavam com ele dizendo: "Meu senhor, o que o senhor tem a perder... Se não der certo, o senhor com certeza não piorará...".

Então, Naamã mergulha pela sexta vez. Nada acontece... Lembremos que a mensagem dizia para que ele mergulhasse SETE vezes, nem cinco, nem seis... Imagine o que teria acontecido se, nesse momento, desistisse Naamã! Mas, sabiamente, Naamã, obedeceu e mergulhou pela sétima vez e assim foi purificado...

3. Gratidão:

2 REIS 5.15-17
"[...] Voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; veio, pôs-se diante dele e disse: Eis que, agora, reconheço que em toda a terra não há Deus, senão em Israel; agora, pois, te peço aceites um presente do teu servo. Porém ele disse: Tão certo como vive o SENHOR, em cuja presença estou, não o aceitarei. Instou com ele para que o aceitasse, mas ele recusou. Disse Naamã: Se não queres, peço-te que ao teu servo seja dado levar uma carga de terra de dois mulos; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao SENHOR. [...]"

Agradecer... Jamais deixe de agradecer, de demonstrar gratidão! É tudo o que espera de nós... E é o mínimo que podemos fazer.... Abra as portas para que entrem suas bençãos e Alegrai-vos no SENHOR! Lembre-se: Deus não precisa de nós, mas quem somos nós sem Ele?

Nenhum comentário: