A "Splash Screen" é aquela tela que aparece antes do programa e, em geral, exibe o logo da empresa que produziu o aplicativo. Isto, para fins de divulgar a empresa ou mesmo "entreter" o usuário enquanto alguns processos secundários são executados e carregados (como threads que verificam a conexão com a internet, banco de dados, etc).
Sem mais delongas, vamos ao trabalho!
Primeiro, crie um Activity com o conteúdo que deverá aparecer;
Após isso, crie uma classe no src para os comandos desta Activity (Splash.java) e nela, coloque o seguinte conteúdo:
public class Splash extends Activity implements Runnable {
public void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
super.onCreate(savedInstanceState);
setContentView(R.layout.activity_splash);
Handler handler = new Handler();
handler.postDelayed(this, 3000); //quanto tempo ficará na tela, em milisegundos
}
public void run(){ //chama a próxima tela. Neste exemplo,a MainActivity da aplicação
startActivity(new Intent(this, MainActivity.class));
finish();
}
}
Praticamente pronto, mas para carregarmos esta tela ANTES da main do aplicativo, precisamos mudar o "AndroidManifest":
Dentro de application, coloque:
android:label="@string/app_name" >
android:label="@string/app_name" >
Observe que colocamos o action MAIN e LAUNCHER na activity do Splash, assim, fazemos com que o app inicie com a activity do Splash e, a partir daí, siga o roteiro que escrevemos na classe Splash!
Super simples, não!?
Nenhum comentário:
Postar um comentário