quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Programar para Android

Olá, que tal configurarmos nosso Netbeans para estar apto a desenvolver brilhantes aplicativos para o poderoso sistema Android?

Bem, vamos lá!

Abra o Netbeans, e clique em "Ferramentas";

Clique em "Plug-ins";

Clique na guia "Configurações" e, em seguida, no botão "Adicionar"

Preencha:
Nome Android
URL: http://kenai.com/projects/nbandroid/downloads/download/updatecenter/updates.xml 

Clique em Ok...

Agora, precisamos baixar e instalar o SDK do Android.


Clique aqui para baixar o SDK do Android

Os passos a seguir, são deste site. O autor fez um trabalho fantástico, acompanhe:

* Realize o Download.
* Extraia o conteúdo do arquivo .zip
* Execute o aplicativo “SDK Setup.exe” mostrado na imagem a seguir

Neste passo provavelmente irá aparecer uma mensagem de erro “Failed to fetch url…” para continuar com a instalação será necessário forçar o setup do programa a usar http em vez de https, simples assim.

Para isso siga os passos a seguir:
  • Feche a janela “Refresh Sources
  • Cancele a janela “Choose Packages to Install” que se abre automaticamente em seguida
  • Agora selecione a opção “Settings” que se encontra do lado esquerdo da janela de gestão do  “Android SDK and AVD Manager
  • Active o Check box que diz “Force https://… sources to be fetched using http://…
    • Clique  no botão “Save and Apply
    • Agora feche o programa e abra novamente o setup.
    Feito isso a instalação prossegue normalmente, voltamos à janela que nos permite escolher o pacote que queremos instalar.
    • Clique em Accept All
    • Por fim clique no botão “Install Selected
    • Nesse momento da instalação será realizado o download e instalação dos SDKs e Documentação do Android desde o mais antigo até a ultima versão.
     
    •  
      Atenção: este processo vai demorar dependendo da velocidade da sua conexão com a internet, deve ficar em torno de 20 minutos.
      Aguarde enquanto os pacotes selecionados sejam descarregados e instalados, depois feche a janela “Installing Archives”.
      Muito bem, agora temos que criar um novo “Android Virtual Device (AVD)“.
      • Seleccione na janela “Android SDK and AVD Manager”, do lado esquerdo, a opção “Virtual Devices”.
      • Clique no botão “New
      • Insira qualquer nome, (não coloque espaços no nome), eu usei Android 2.0
      • Selecione a opção Target. Escolhendo a API que pretende usar.
      • No campo Sd Card insira um tamanho para a emulação do cartão SD
      • Escolha uma skin, esta pode ser alterada, mas tenha em atenção o seguinte:
        • a – Para emular hardware do tipo G1, MyTouch 3G, Hero, etc… deixe os valores predefinidos
        • b – Para emular o Motorola Droid, escolha a opção WVGA 854
        • c – Para emular outros dispositivos escolha outras opções disponíveis
      • Feito isso para finalizar clique no botão “Create AVD”.


      • Na janela que foi aberta clique no botão Start.
        •  
        • Clique agora na nova janela que se abriu, “Launch Options” no botão “Launch”.
        • Neste momento o emulador será aberto e iniciara o carregamento do Android, deve demorar uns 2 minutos, pois diferente dos outros emuladores neste caso ele esta carregando o sistema operacional Android mesmo.
        Se der algum erro referente a aplicação do messenger, clique no botão “Wait”.

      
    • Pronto neste momento  temos o SDK Android Instalado e funcionando assim com o NetBeans pronto para o Android.


      Agora voltando ao NetBeans vamos criar  nosso primeiro projeto Android.
      - Selecione um novo projeto//Android, clique em próximo.
      - Selecione no campo Android Platfrom.
      - Na janela que foi aberta clique em Adicionar Plataforma.
      - Selecione o campo google Android... e clique em próximo.
      - Selecione o diretório onde foi descompactado o SDK Android e clique em finalizar.
      - Feito isso escolha um nome para o projeto e finalize o mesmo, seja criativo  e não use nada do tipo HelloWorld nem Hello Android.


      IMPORTANTE:
      Verifique se já esta criado no projeto o arquivo R.java conforme a imagem abaixo. Esta classe faz a ligação entre a codificação e a interface do aplicativo, portanto se ela não estiver aparecendo será necessário repetir a instalação.


    Agora execute o projeto criado e veja o resultado. Assim finalizamos este artigo, caso alguém tenha algum tipo de problema ou duvida durante a instalação a mesma pode ser enviada a meu e-mail.





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