Na última sexta-feira, em minha aula de Modelos de Gestão, minha Profª,
Marisa Fernandes Almeida , propôs diversos assuntos interessantes, relacionados ao tema, entre eles, o que agora é o tema principal deste artigo: O Velho Chefe e o O Novo Líder.
Bem, o caso, é que as necessidades do mercado atual, já não são mais as mesmas de alguns anos atrás. Você já deve ter ouvido falar o quão grande é a falta de profissionais qualificados para atuarem no mercado atual. Tão grande, que profissionais mais velhos estão voltando a ativa para ostentar suas antigas funções, visto que não há pessoas com a competência necessária para tal...
Na aula da Profª Marisa Fernandes Almeida, foram propostos alguns itens os quais gostaria de compartilhar com vocês.
Conhecimento Técnico x Autoconhecimento
O que é isso? A algum tempo atrás, os melhores profissionais eram aqueles que detinham o maior, o mais completo, conhecimento, domínio, de suas respectivas funções. Eram os mais respeitados e bem posicionados dentro da empresa. Entretanto, o cenário atual não exige tal conhecimento. Atualmente o novo líder precisa ser dotado de autoconhecimento! Precisa ser pró-ativo e independente do que conhece! Precisa buscar conhecimento e ter tal ação como parte de seu cotidiano...
Capacidade de Cobrança x Capacidade de Motivação
É muito comum que profissionais sejam analisados por seus resultados. Comum e, diria eu, válido. Todavia, imagine que você almeja um cargo onde deve liderar, coordenar, uma equipe. O mercado já não procura pessoas capazes de fazer a equipe chegar ao objetivo com pressão, críticas, cobrança, stress, não! O bom profissional, hoje, estimula sua equipe! Sim, vai ter pressão! Sim, vai ser difícil, mas vamos lá, pessoal! O mercado quer alguém que "acompanhe" sua equipe, não que a mande ir e pronto! Não é mais a capacidade de cobrança. É a capacidade de motivação!
Acúmulo de Conhecimento x Desenvolvimento em Equipe
E o que dizer sobre os "super-profissionais"? Aqueles, que fazem seu trabalho de maneira esplendida e conhecem como ninguém seu campo de atuação. Pois é exatamente ai que está o problema. Eles, e somente ele, conhecem. Mais ninguém. Me diga, como você espera ganhar uma promoção se você não dividiu seus conhecimentos com ninguém? Se você não ensinou ninguém a fazer suas tarefas. Bons profissionais são aqueles capazes de ensinar os outros a fazer seus trabalhos tão bem quanto ele mesmo os faz! Não guarde conhecimento, mas sim, desenvolva seus conhecimento com sua equipe!
Comunicação Unilateral x Diálogo
Entenda que as ordens não devem partir de uma direção. As pessoas não devem ter medo de você! Elas devem buscá-lo porque sabem que encontrarão, que terão a chance de dialogar, de conversar sobre decisões, propósitos, arquitetura de projetos, execução de tarefas... Sabem que podem discutir e ainda "opinar", "participar", "dialogar".
Capacidade de impor pela fala x Capacidade de Ouvir
Dê a chance de a sua equipe falar! Nenhuma empresa precisa de um profissional imponente que inspire "medo" em sua equipe por falar de maneira assustadora ou "mandona". Não! As empresas buscam chefes, líderes, que saibam falar, mas sobretudo ouvir! Como você pode analisar qual a melhor ideia, o melhor plano se o único a ser discutido ou apresentado é o seu???
Engajamento na Empresa x Engajamento na Sociedade
Você se esforça na empresa? Apoia e contribui para a reciclagem, participa de projetos e ações pela empresa, compartilha informações, conhecimento, ajuda a todos os que precisa, l´dentro, ótimo! Mas não é só isso que uma grande empresa busca. Grandes empresas buscam grande profissionais! Sinto lhe informar, mas as empresas esperam que você seja exatamente o que você é! A graça, ou a sacada, é ser mais que isso. Mais que engajamento na empresa, tenha Engajamento na Sociedade! A empresa espera que você faça mais pela empresa, mas admira aquele que faz mais pela sociedade...
Distribuição de Ordens x Delegação de Tarefas
Aparentemente, o que todos querem fazer... O problema, é que está errado! Não é dar ordens! Um bom profissional não dá ordens. Um bom profissional Delega Tarefas! Um bom profissional, acredita em sua equipe. Ele não pede que seu funcionário vá a feira e compre 1Kg de maçãs, pois hoje é a fruta mais barata. Um bom profissional pede a seu funcionário que vá a feira e analise qual a melhor fruta, a melhor opção de compra, o melhor produto. Um bom profissional treina sua equipe para a tomada de decisões, não vive tomando decisões por eles. Lembre-se sem acúmulo de conhecimento. Um dia, você será promovido e as decisões que você toma hoje, sua equipe tomará amanhã!
Pregação de Princípios x Aplicação de Princípios
Mais do que falar o que sua equipe deve fazer, ou como devem ser, ou como devem agir, saiba "mostrar" a eles! Sabemos que falar é fácil, mas nada pode falar tanto quanto gestos... É muito bom dizer que ama sua esposa, mas é melhor ainda quando ela se sente amada sem que você diga nada. Claro que você não deve, jamais, deixar de dizer que a ama, mas também, você jamais deve deixar de mostrar isso a ela. Pense, o que adianta ser tão enfático em relação aos benefícios e conscientização da reciclagem se você não pratica isso para que vejam. Que poder terão seus ensinamentos se nem você os pratica? Que credibilidade tem seus conhecimentos, obtidos através de suas experiências, se nem você acredita neles?
Falta de Mobilidade Entre Áreas x Liderança em Qualquer Área
Bom saber que você é um excelente coordenador do Departamento de T. I., mas como seria se houvesse uma emergência com o pessoal do R. H.? Você teria condições de tomar as rédias da situação? De chamar a responsabilidade da equipe para si? Um bom profissional está preparado para trabalhar, para liderar, qualquer área ou departamento da empresa. Você precisa conhecer sua empresa, e mais ainda, precisa conhecer o mercado de atuação da sua empresa. Entenda, o saber não ocupa lugar! Busque, e compartilhe, conhecimento! Esteja sempre preparado! Sempre!
Agora, aplique, sem demora, todos os princípios lidos e torne-se um profissional a ser seguido! Chega de fazer parte da estatística daqueles que não possuem competência para atuar em altos cargos, chegar de não ser qualificado!
Não importa sua idade, tão pouco sua área de atuação, não seja um velho chefe. Seja um Novo Líder!
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