quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Como se destacar no mercado de tecnologia?



Atualmente, está cada vez mais difícil deixar de ser “mais um” no mercado de Tecnologia e passar a ser “um”! É um mercado altamente competitivo, no qual novos talentos surgem a todo o momento e em toda a parte!

A tecnologia está extremamente acessível, o que torna possível que qualquer pessoa possa crescer, interagir e emergir neste amplo nicho. Devido a isso, é um mercado que está perdendo a qualidade em seus profissionais, logo está buscando cada vez mais profissionais de alto padrão que se destaquem em meio a multidão de aspirantes.

E é exatamente ai que vem a pergunta: Como se destacar em um mercado tão amplamente concorrido e aberto como o de tecnologia?

Bem, vamos a alguns fatores e virtudes profissionais que ajudam na hora de encarar a imensa concorrência deste potente mercado.

A primeira coisa é saber onde atuar em uma área tão ampla. Confúcio, famoso filósofo político chinês, disse “Escolha o trabalho que você gosta e não terá que trabalhar um dia sequer na vida”.

Após isso, entenda que se fazem necessárias algumas medidas que diferenciem você de seus concorrentes, tais como:

Entenda e concentre-se no retorno do investimento. Utilize, e  muito, os serviços de currículos online e tanto em seu currículo quanto em entrevistas e discussões com gerentes de contratação e RH, explique de quais formas você contribuiu com as empresas que você trabalhou anteriormente. Se existirem, destaque aspectos como redução de custos e aumento e melhoria de produtividade e serviços.


Jamais deixe de manter uma boa e atualizada rede de contatos e não faça isso somente com recursos online. É um tipo muito frio de comunicação! Lembre-se que a melhor comunicação e o melhor contato ainda são feitos pessoalmente. Visite congressos, workshops, feiras... A posição que você procura pode depender apenas da distância existente entre a empresa que precisa contratá-lo, e você, bastando apenas um encontrar o outro, e é nesse momento que uma boa rede de contatos pode fazer a diferença!

Verifique, constantemente, lacunas que existam em seu currículo e suas habilidades, identificando como corrigi-las.

Além de cursos de educação profissional, explore projetos ou trabalho temporários. Você pode construir novas competências com esses tipos de oportunidades, e muitas empresas de recursos humanos também oferecem treinamento gratuito e ferramentas de preparação para a certificação.

E esta é uma das dicas mais controversas, e ao mesmo tempo, uma das melhores: ajude, se puder, outras pessoas, profissionalmente.
Normalmente, quando as pessoas ouvem isso, pensam: como ajuda-lo se eu preciso de ajuda!

Bem, entenda que as pessoas mudam, constantemente de posição profissional, assim, aquele que precisou de ajuda hoje, pode ser quem vai ajudá-lo amanhã.
Quando se tem a oportunidade de ajudar alguém a emergir em sua carreira, têm-se mais que uma oportunidade de ajudar, têm-se um investimento! Imagine o quão grato este profissional ficará. Não há dúvida que, se ele realmente for um profissional ético e estiver em condições de ajuda-lo, ele o fará!

Outro bom item, que podem ser acrescentado é que o profissional deve possuir Autoconhecimento. O que é isso? A algum tempo atrás, os melhores profissionais eram aqueles que detinham o maior, o mais completo, conhecimento, domínio, de suas respectivas funções. Eram os mais respeitados e bem posicionados dentro da empresa. Entretanto, o cenário atual não exige tal conhecimento. Atualmente o novo líder precisa ser dotado de autoconhecimento! Precisa ser pró-ativo e independente do que conhece! Precisa buscar conhecimento e ter tal ação como parte de seu cotidiano...

Se a intenção é se destacar em posições de liderança, é essencial que o pretendente possua alta Capacidade de Motivação. Sim, motivação! Os diretores querem produção e ninguém produz se não estiver motivado. Um bom líder motiva sua equipe, e um aspirante a líder, motiva seus colegas.

Entenda que apesar de ser um mercado em constante expansão e que provém o constante surgimento de muitos novos talentos, grande parte destes novos talentos precisarão amadurecer e não representam “ameaça” aqueles que estiverem devidamente qualificados e preparados.

Busque cursos, certificações, enfim... Invista em você, para que o mercado também queira investir em você!

Deus abençoe!

Nenhum comentário: