sexta-feira, 9 de novembro de 2012

É necessário que Ele cresça e eu diminua...

É necessário que Ele cresça e eu diminua. (João 3:30)

Na última sexta-feira (02/11), tive o privilégio de participar do Retiro de Jovens 2012!

Fui muito abençoado! Deus foi muito bom comigo e se fez (faz) muito presente no meu coração e na minha vida!

Recentemente, aprendi que pão é bom, e que o pão ou você COME, ou você COMPARTILHA, porque se guardarmos, ele estraga...

Assim, quero compartilhar com vocês um pouco do pão deste Retiro!

"Estas coisas aaconteceram em betânia, do outro lado do Jordão, onde João (Batista) estava batizando. No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro que eu. E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso batizo com água. E João testificou, dizendo: Eu vi o Espirto descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. E eu não o conhecia, mas o que me mandou batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. E eu ví, e tenho testificado que este é o filho de Deus.
No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos; E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o cordeiro de Deus. E os dois discípulos ouviram-no dizer isso, e seguiram a Jesus."
João 1:28-37

E este foi o "encontro oficial" de João Batista e Jesus.

"Depois disto, foi Jesus com os seus discipulos para a terra da Judéia; e estava ali com eles, e batizava. Ora, João batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali, e eram batizados. Porque ainda João não tinha sido lançado na prisão. Houve então uma questão dos discioulos de João e os judeus acerca da purificação. E foram ter com João, e disseram-lhe: Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tu deste testemunho, ei-lo batizando, e todos vão ter com ele.
João 3:22-26

Jesus estava a batizar rio acima e o povo soube disso. O caso é que alguns foram reclarar com João que aquele "homem bom que João falou" - Jesus - estava a batizar, rio acima. Algo como: "Mestre, o homem bom, cordeiro de Deus  que tira o pecado do mundo, está batizando, e ainda, fazendo milagres! E ainda, senhor, ele batiza em nossas águas, ou seja, o senhor batiza com águas cheias de pecados...". Em outras palavras, era como se dissessem: "Ele está mais popular!".

Mas o Senhor deu a João graça e sabedoria para responder a seus discipulos, assim:


João respondeu e disse: O homem não pode receber coisa alguma se não lhe for dada do céu.
João 3:27

E ainda, reafirmou a majestade de Jesus e sua santidade como sendo Cristo:

Vós mesmos sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele.
João 3:28

Porque João veio adiante de Jesus "preparar o terreno". Para que o povo ouvisse acerca de Deus, conhecesse e adorasse a Deus e convertesse seus corações de seus pecados.

E João continuou dizendo:

Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do  esposo, que lhe assiste e ouve, alegra-se  muito com a voz do esposo. Assim pois já este meu gozo está cumprido.
João 3:29

João ensina que aquele que tem a esposa (que tem a igreja, a benção) é o esposo (Jesus). Que a esposa pertence ao esposo, mas o amigo do esposo, aquele que é próximo e querido e que quer muito bem ao esposo, que o ouve e está sempre com ele, muito alegra-se com a voz do esposo. Com a voz de seu amigo, querido. Dessa forma, João estava feliz em Jesus, por Jesus e com Jesus! De maneira alguma ele jamais pensou em "competir" com Jesus, pois sabia seu papel. Sabia o que Deus queria dele.

E então, João continua:

É necessário que Ele cresça e que eu diminua.
João 3:30

As vezes, ao lermos o que João disse, podemos nos assustar, intrigar ou até nos chatear. "Poxa, diminuir, perder minha identidade, como assim, diminuir!". Mas entenda que diminuir não é perder identidade, mas para que Deus possa crescer em nossas vidas, é necessário que nós diminuamos. É necessário que seja menos "eu" e mais "ELE". As pessoas precisam, ao olhar pra mim, ver o grande Deus que governa minha vida.

E mais, precisamos entender que deixando o Senhor crescer em nossas vidas, Ele nos permitirá crescer também. Não é de sua vontade que sejamos "nada". Não, Deus tem grandes coisas pra nós, porque, apesar de sermos tão pequenos diante de sua majestade, ainda fomos declarados o maior amor de Deus. Jamais esqueça que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho para que todo aquele que Nele crê não pereça mas tenha a vida eterna. Sim, Ele nos ama e tem grandes coisas guardadas para nós! Você acha que um Deus tão grande vai nos deixar sendo "nada"?!

Devemos nos permitir sermos usados por Deus. Sabemos que, de qualquer modo, Deus pode nos usar, quando quiser, é verdade, mas quão agradável é para Deus nos usar enquaanto clamamos que Ele nos use. Nos use para sermos benção, respostas de orações, para que sejamos a projeção do amor e da presença de Deus... Deus quer nos usar. Eu e você. 

Você entende, agora? "É necessário que Ele cresça e que eu diminua."!

O Pai ama o Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos.
João 3:35

O Senhor, nosso Deus, ama a seu Filho e assim como uma mãe não mede esforços para proteger seu filho, o Senhor sempre protegeu a Jesus. Será que é uma boa ideia "arrumar encrenca" com Jesus? Só de pensar, já estou assustado!

Ele é o Filho de Deus. O Filho de Deus!

João fez o que tinha que fazer. Apresentou a todos, aquele que é o Deus vivo entre as nações. O cordeiro de Deus.

E aquilo que ele viu e ouviu isso testifica; e ninguém aceita o seu testemunho. Aquele que aceitou o seu testemunho, esse confirmou que Deus é verdadeiro. Porque aquele que Deus enviou, fala as palavras de Deus; pois não lhe dá Deus o Espírito por medida.
João 3:32-34

Assim, João confirma, mais uma vez, quem é Jesus e ensina-os (nos) a reconhecê-lo. A saber que é o Filho do Deus altíssimo!

E por fim, a entender:

Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho, não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.
João 3:36

Hum.... Forte essa, não?

Está difícil de entender?

A aquele que crê, dá-se a vida eterna.
A aquele que não crê, conhecerá a ira de Deus.

Porque assim como nós defendemos nossos filhos, o Senhor Deus, é para com seu amado Filho, o qual nunca deixou.

Assim, deixarei com vocês três pontos que me foram passados para nossa reflexlão e edificação:

1. Diminuir não é se humilhar, ou se desmerecer. Não! Diminuir é saber reconhecer quem ELE é!

2. Diminuir é compreender que se ELE se agradar de mim, ELE me porá acentado nas regiões celestiais!

3. Devemos buscar maneiras de não roubar a glória de Deus. Exautai-o! Por diversas vezes, seremos exaltados por outros (ex: "Parabéns, você é demais!", "Que maravilha, o que seria de nossa empresa sem você", "..."), mas lembre-se do que deve estar em seu coração: Ao Senhor pertence toda a honra e toda a glóoria! Claro, algumas vezes, não poderemos dizer isso em alta voz, por qualquér situação, mas seu coração, deve GRITAR isso! Exaltar o Senhor que te proporcionou isso! Deixe Ele crescer na sua vida. Crescer através de você, e você crescerá! Crescerá com Jesus!

O importante é que Ele cresça e que eu diminua!

Deus abençoe!

Nenhum comentário: